segunda-feira, 16 de abril de 2018

Subsídios para a Visita da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida - Maria, Discípula Exemplar

SEXTO ENCONTRO

01.  Oração pedindo a luz do Espírito Santo
02:       Texto de Introdução:
Embora seja o Evangelho de Lucas que dê mais espaço as textos referentes à Maria, o Evangelho do Discípulo Amado também tem grande importância nesse assunto. A primeira parte do Quarto Evangelho é comumente chamada “O Livro dos Sinais”, pois o evangelista relata uma série de sete sinais que, passo por passo, revelam quem é Jesus, e qual é a sua missão. (Embora algumas bíblias traduzam o termo grego que João usa por “milagre”, a tradução mais correta é: “Sinal”).  O primeiro desses sinais aconteceu no contexto das bodas de Caná, (2, 1-12).  Como quase todo o Evangelho de João, o relato está carregado de simbolismo, onde pessoas, números e eventos funcionam simbolicamente, para nos levar além da aparência das coisas, em uma caminhada de descoberta sobre a pessoa de Jesus.
Jesus começa o anúncio do Reino durante uma festa de casamento. Na Bíblia, o casamento simboliza a aliança de Deus com seu povo.  Os profetas usaram muitas vezes essa imagem para falar do amor mútuo entre Deus e Israel.   A Mãe de Jesus estava na festa. É de notar que, no Quarto Evangelho, ela aparece somente duas vezes – nas bodas de Caná e a pé da cruz em 19,25-27, ou seja, se torna presente no primeiro sinal revelador da identidade e missão de Jesus e no Último e Grande Sinal – a Cruz!  Discípula fiel!
Frequentemente a nossa catequese tem reduzido a atitude da Maria a um desejo de evitar que os noivos passassem vergonha pela falta do vinho – essencial em uma festa judaica da época!  Isso perde totalmente o sentido da visão de Maria que o texto quer nos dar.  É só olhar mais de perto o diálogo entre mãe e filho e entre Maria e os empregados.  Em si a frase que Maria dirige a Jesus “Eles não têm mais vinho” parece uma simples constatação, mas, na verdade, no contexto é um pedido para que Jesus faça algo.  A sua resposta “mulher, que tem isso a ver conosco?” parece esconder uma clara recusa de agir, e até o texto explica porque: “a minha hora não chegou”. A "hora” não se refere à cronometria, mas a hora de glorificação de Jesus, por sua morte e ressurreição.  .
A subsequente atitude de Maria a apresenta como discípula exemplar, pois embora a resposta de Jesus indique um distanciamento entre a sua expectativa e a visão dele, ela continua com confiança nele e leva outros a acreditar nele. Fala aos empregados “Façam tudo o que ele lhes disser”.  Embora tudo indique que ele vai disser nada, Maria afirma que é para obedecê-lo, pois o que disser, seja o que for, será somente o correto, a vontade do Pai.  Com essa atitude ela não somente se demonstra fiel discípula, mas leva outras pessoas a agir assim, tornando-se exemplo de fiel missionária de Jesus. E nos dá a atitude fundamental da nossa vida cristã: Façam tudo o que Ele lhes disser.
03:       Início da Partilha:
-          Casamento sem vinho representava a religião sem a alegria, por causa do ritualismo e legalismo.  Qual é o “vinho” que ainda falta na nossa Vida Religiosa Consagrada hoje?
             
04.       Leitura do Texto Bíblico: Jo 2, 1-12
-          Leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio
Ficar calado, para que a Palavra possa calar em nós
-          Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar tudo o que foi falado
05:       O Sentido do Texto
-          Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto
-          Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente
-          Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido
06        . O Sentido-para-Nós
-          Ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual
-          Aplicar o sentido do texto à situação que vivemos
-          Alargar o sentido, ligando-o com outros textos da Bíblia
-          Situar o texto no Plano de Deus que se realiza na história
07        . Rezar o Texto
-          Ler de novo o  texto com toda a atenção
-          Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus
-          Rezar o texto, partilhando as luzes e forças recebidas
08.       Contemplar, Comprometer-se
-          Expressar o compromisso a que a Leitura Orante nos levou
-          Resumir tudo numa frase para levar consigo durante o dia
09.       Um Salmo
-          Achar um Salmo que expressa o que foi vivido no encontro
-          Rezar o Salmo para encerrar
-          Pedir a bênção de Deus pela intercessão de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário