segunda-feira, 16 de abril de 2018

Subsídios para a Visita da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida - Maria, Peregrina na Fé

SEGUNDO ENCONTRO

01:       Canto Mariano e Oração pedindo a luz do Espírito Santo
02:       Texto de Introdução:
.  Na organização da sua obra (Lc/At), Lucas divide a história em três etapas : o tempo do Pai, o do Filho e o do Espírito Santo.  Ou seja, da Antiga Aliança, de Jesus e da Igreja.  Chama a atenção o fato que a única pessoa presente nas três etapas é Maria! 
            Ele apresenta Maria como “peregrina na fé”.  Assim está na mesma linha do Concílio Vaticano II, que no seu documento sobre a Igreja, inseriu um capítulo sobre Maria, Mãe de Deus, no Mistério de Cristo e da Igreja. Assim Maria pode nos animar na nossa caminhada de fé, pois ela trilhava o mesmo caminho, entre certezas, dúvidas, alegrias e tristezas.
            A maioria dos textos marianos de Lucas se encontram nos primeiros dois capítulos do Evangelho.  Lucas quer salientar a passagem do Antigo para o Novo Testamento, e por isso põe em relevo, de um lado, as figuras de Zacarias, Isabel e João (e Simeão e Ana) e do outro, José, Maria e Jesus.
A Antiga Aliança cumpriu com o seu dever - agora é a vez da Nova, encarnada nas personagens do Sagrada Família.
            Lucas quer destacar o contraste entre as duas alianças, na comparação das “anunciações” a Zacarias e a Maria, que tem a mesma estrutura literária..  Uma é feita no Templo a um sacerdote da Antiga Aliança, que não consegue acreditar. A outra em um lugarejo escondido, à uma moça simples, que acredita na palavra do anjo.  Assim, de uma só vez, Lucas relembra as esperanças e a espiritualidade dos “pobres de Javé” , destaca que a partir de agora qualquer lugar - e não só o espaço sagrado do Templo - serve para o encontro com Deus, e em Maria recorda a figura da “Filha de Sião”, personificação dos desejos dos pobres de Deus, conforme o profeta Zacarias”( Zc 9,9).
             Assim com  o cumprimento “Alegra-te”, o anjo coloca Maria dentro da história do seu povo, sofrido, mas sustentado pela fé.  Ela é “cheia de graça”- quer dizer ela é a “agraciada” de Deus, que livremente escolha Maria para a sua missão.  O termo “O senhor está com você” foi usada diversas vezes no Antigo Testamento para indicar a presença de Deus junto à pessoa enviada em missão.  Então a frase de Gabriel salienta que Maria é gratuitamente escolhida por Deus para um envio, e que não será abandonada na sua missão.
            É importante sempre lembrar que os textos evangélicos não pretendem ser biografia de Jesus e/ou Maria (embora possam conter fatos biográficos) nem reportagem sobre como os fatos de desenrolaram.  Os textos são “Boa Notícia”, ou seja, não devemos nos preocupar demais em perguntar se os pormenores realmente se deram assim, mas em primeiro lugar tentar descobrir onde está a Boa Notícia para nós hoje, nos textos.  Somos convidados a descobrir uma Boa Notícia para a atualidade na história da Anunciação e não entender o relato como se fosse relatório sobre como tudo aconteceu. Pois algo semelhante à experiência da Maria, transmitida através do esquema de “anunciação”, se pode dizer de todos nós.  Nós fomos chamados à graça batismal e à vida religiosa, não por mérito nosso, mas pela “graça” de Deus.  Por isso podemos alegrar-nos e prosseguir caminho confiantes, pois Deus estará conosco, para nos dar força, como foi na vida de Maria.
 Interessante a objeção de Maria “como vai acontecer isso”?  Ela não tem clareza sobre o que está acontecendo, nem sobre a sua missão.  Até nisso ela se assemelha a nós, que tantas vezes ficamos perplexos diante dos acontecimentos na concretização e vivência da nossa missão.  Aliás, Lucas faz questão de ressaltar o fato que Maria nem sempre tinhas clareza sobre as coisas (Lc 1,34; 2,19;2,33; 2,50) - uma Maria que tivesse absoluta certeza sobre tudo, teria muito pouco a ensinar a nós, que enfrentamos tantas dificuldades e dúvidas na vida diária.

03:       Início da Partilha:     -
            1. Vejo Maria como peregrina na fé, muito semelhante a nós?
            2. A visão de Lucas, que ressalta que Maria não tinha clareza sobre tudo, me ajuda na minha caminhada?
04.       Leitura do Texto Bíblico: Lc 1, 26-34
-          Leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio
-          Ficar calado, para que a Palavra possa calar em nós
-          Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar tudo o que foi falado
05:       O Sentido do Texto
-          Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto
-          Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente
-          Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido
06        . O Sentido-para-Nós
-          Ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual
-          Aplicar o sentido do texto à situação que vivemos
-          Alargar o sentido, ligando-o com outros textos da Bíblia
-          Situar o texto no Plano de Deus que se realiza na história
07        . Rezar o Texto
-          Ler de novo o  texto com toda a atenção
-          Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus
-          Rezar o texto, partilhando as luzes e forças recebidas
08.       Contemplar, Comprometer-se
-          Expressar o compromisso a que a Leitura Orante nos levou
-          Resumir tudo numa frase para levar consigo durante o dia
09.       Um Salmo
-          Achar um Salmo que expressa o que foi vivido no encontro
-          Rezar o Salmo para encerrar
-          Pedir a bênção de Deus pela intercessão de Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário