segunda-feira, 16 de abril de 2018

Subsídios para a Visita da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida - Maria, Compromisso com a Vida

QUINTO ENCONTRO

01.  Oração pedindo a luz do Espírito Santo
02:       Texto de Introdução:
O Magnificat, obviamente, não é uma gravação feita por Lucas de uma oração pronunciada por Maria.  Antes é a releitura do Canto da Ana, de 1 Sm 2, expressão da espiritualidade de tantas mulheres - e outras humilhados - do Antigo Testamento. Colocando-nos no ambiente dessas mulheres e humilhadas(os) - pois sem isso é impossível rezar o Magnificat - vale a pena rezar o hino, frase por frase.
                        É um constante na espiritualidade bíblica o grito de ação de graças ao Deus Libertador, feito pelos pobres e sofridos.  Por tão incrível que  pareça, eles sentem e experimentam a ação libertadora de Deus, o Deus dos pobres.  O opressor jamais poderia rezar assim, pelo menos, não com sinceridade.  Cumpre perguntar-me - eu realmente tenho experimentado a ação de Deus na minha vida, que me leva a não poder calar-me, sem expressar a minha alegria profunda interior?  A minha vida de seguimento de Jesus me causa a rezar assim?  O que me motiva hoje a agradecer e louvar o Senhor?  Esta oração realmente brota da minha experiência??
                        É interessante verificar as categorias contempladas nessas palavras de Maria.  De um lado, os soberbos, poderosos e ricos - basicamente os mesmos, pois a riqueza dá poder que leva à soberba!!  É só verificar a nossa sociedade hoje!  Do outro lado, os humildes e famintos - os desprezados por esta mesma sociedade. E como é fácil que nós, da Vida Religiosa, caiamos nas ciladas da sociedade vigente - valorizando os “bons”, nos olhos da ideologia dominante, os ricos e poderosos, que até podem nos lisonjear e ajudar financeiramente, enquanto na prática - nunca na teoria - desprezamos os humildes e pobres. Os valores de Deus não são os do mundo!!
            Mas perguntemo-nos: olhando para este mundo real, - será que isso realmente acontece?? De fato Deus derruba os poderosos e eleva os humildes?  Não é fácil ver isso na realidade - somente quem tem olhos de fé pode ainda acreditar.  Realmente só pode rezar o Magnificat com sinceridade e  sem hipocrisia quem se compromete na prática com a luta pela libertação dos sofredores.  Para quem não o faz, rezar o Magnificat seria o cúmulo de hipocrisia!!
            Podemos dizer que o Magnificiat resume o projeto de vida de Maria como Lc 4, 16-21 resume o de Jesus.  É um programa real e concreto de continuar a luta para que “todos tenham a vida e a vida plenamente” ( Jo 10,10).  A verdadeira devoção mariana só acontece na medida que nós nos comprometamos com este projeto de vida, baseado na nossa fé em Deus libertador, o único Deus verdadeiro bíblico, o Deus de Jesus Cristo e de Maria.  Longe de nós um devocionalismo anémico, sem consistência, que faz de Maria uma pessoa passiva, desencarnada.  Maria, peregrina de fé em Lucas, é a mulher forte do Antigo Testamento, cheia do Espírito Santo, que arde nela como fogo, e que a leva a dedicar a sua vida em favor do projeto de libertação dos oprimidos, - a única “verdadeira devoção” mariana.
           
03:       Início da Partilha:
-          Como eu tenho experimentado “as maravilhas do Senhor” na minha vida e apostolado?
             
04.       Leitura do Texto Bíblico: Lc 1, 26-56
-          Leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio
-          Ficar calado, para que a Palavra possa calar em nós
-          Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar tudo o que foi falado
05:       O Sentido do Texto
-          Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto
-          Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente
-          Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido
06        . O Sentido-para-Nós
-          Ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual
-          Aplicar o sentido do texto à situação que vivemos
-          Alargar o sentido, ligando-o com outros textos da Bíblia
-          Situar o texto no Plano de Deus que se realiza na história
07        . Rezar o Texto
-          Ler de novo o  texto com toda a atenção
-          Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus
-          Rezar o texto, partilhando as luzes e forças recebidas
08.       Contemplar, Comprometer-se
-          Expressar o compromisso a que a Leitura Orante nos levou
-          Resumir tudo numa frase para levar consigo durante o dia
09.       Um Salmo
-          Achar um Salmo que expressa o que foi vivido no encontro
-          Rezar o Salmo para encerrar
Pedir a bênção de Deus pela intercessão de Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário